Basicamente somos a Confederação Nacional de Esportes Populares e trabalhamos muito com as caminhadas contemplativas em todo território nacional. Já temos mais de 500 circuitos credenciados, na sua grande maioria em ambientes rurais com forte influência da agricultura familiar.

Pelos direcionamentos da entidade Internacional, novos circuitos precisam ser Empreendimentos de Economia Solidária.

O Projeto CAMINHADAS NA NATUREZA é uma proposta para estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da realização de caminhadas no meio rural, as quais são internacionalmente conhecidas como “Esportes Populares”.

A idéia nasceu na França após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias e na periferia das grandes cidades destruídas pela guerra. Com o crescimento da atividade turística e em função da riqueza cultural e paisagística destas regiões, tais atividades começaram a ser utilizadas como fator de integração e inclusão social entre as populações regionais, caracterizando-as, assim, como atividades populares e democráticas.

Atualmente, as Caminhadas são praticadas em cerca de 56 países, sempre organizadas localmente em circuitos, regionalmente em federações, nacionalmente em confederações e com a normalização internacional do Internacionaler Volksporter Verbunder – Federação Internacional dos Esportes Populares – IVV, com sede na França.

No Brasil, em 2006, fundou-se a ANDA BRASIL - Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão social, no estado do Rio de Janeiro. A  organização não-governamental organiza e cadastra os circuitos nacionais, sendo que, atualmente, existem mais de 180 circuitos cadastrados em todo o Brasil.

Desde já, sua participação contribuindo para a formatação de novos Circuitos ou mesmo estimulando pessoas para caminhar em circuitos já credenciados será muito bem vinda.

Circuito São Sebastião - Rio de Janeiro - RJ